terça-feira, julho 10, 2007

O Barrosismo e os Barrosistas


De vez em quando,ao sabor das oscilações politicas,vamos ouvindo falar dos "barrosistas".
Entidade e identidades misteriosas,grupo de reflexão que se reune em jantares apenas para iniciados,agrupamento que pretende decidir os destinos e as escolhas do PSD em ambiente de élite.
Fui durante muitos anos barrosista,desde o Congresso de 1995,época em que alguns ,quem sabe se presentes nesses jantares,se afadigavam em encher as urnas com votos em Fernado Nogueira contra...Durão Barroso !
Com Durão Barroso estive em 1998 ,no congresso de Tavira,quando Marcelo o afastou ,e aos seus apoiantes,de todos os cargos que detinha no partido por discordar da AD.
Com Barroso estives desde 1999 quando ascendeu á liderança e teve dois anos dificilimos,no auge do Guterrismo,com uma oposição interna a tentar trucidá-lo de todas as maneiras e feitios.
Com Barroso fiz a campanha das autárquicas de 2001 e as legislativas antecipadas de 2002 que o levaram ao poder.
Não estou,de forma alguma,a puxar galões que aliás nem tenho.
Apenas a referir que conheço muito bem o que foi o barrosismo,de 1995 a 2004,quem são os barrosistas de sempre e aqueles que foram chegando conforme o poder se ia aproximando, sem convicção mas com excelente sentido de oportunidade.
E sei também,e bem,quem são aqueles que nunca deram nada ao barrosismo(bem pelo contrário) mas a quem Barroso deu tudo.
Conheço profundamente as razões pelas quais o barrosismo acabou.
Exterminado pelo próprio Durão Barroso aliás !
Em nome de Barroso,e por Barroso,participei em muitos combates,criei inimigos,ajudei a fragilizar adversários.
Que aliás Barroso premiou generosamente mal teve poder.
Nesses combates,em nome de uma convicção,estive com muita gente que não participa nesses jantares de élite.
Gente sem a qual Barroso nunca teria sido nada !
Mas que não aparece nas noticias,cientificamente colocadas sempre nos mesmos jornais,como fazendo parte desses grupos que se reunem á volta da mesa.
Compreendo que "existir" na comunicação social,dar a ideia de que se faz parte de um grupo que representa algo no partido,pode atenuar o terrivel ónus de pouco se valer no terreno dos votos.
Que é onde se jogam as directas.
Felizmente que os conclaves de notáveis deixaram de ter a prerrogativa de escolherem os lideres.
Agora são os militantes.
Entre os quais se incluem muitos e muitos ex barrosistas,descontentes com o rumo do partido,mas convictos que não é á volta da mesa de restaurantes chiques de Lisboa que se decide o destino do PSD.
Mais dia menos dia os militantes serão chamados a pronunciar-se como é normal num partido democrático.
Então se verá se para além de Luis Marques Mendes e Luis Filipe Menezes aparece mais alguém.
Quiçá um notável barrosista que ouse sair da trincheira cómoda das noticias postas nos semanários e venha ao terreno de jogo disputar os votos.
Gostava de ver isso,até por diversificar o leque de alternativas postas perante os militantes,mas tenho as maiores dúvidas.
O barrosismo,como Barroso e ao contrário do que se augurava a D.Sebastião,desapareceu numa manhã de nevoeiro.
A caminho de Bruxelas.
O que por ai anda são vultos no meio da neblina.
Que por alguma razão da neblina não querem sair.
Como os compreendo...
Depois Falamos

9 comentários:

RES PUBLICA disse...

De facto caro Luís Círilo, não é nos restaurantes chiques de Lisboa onde se fazem os líderes. Mas também não é no RITZ, onde LFM é tantas vezes visto a conversar com outros tantos dirigentes de secções.

Menezes não leva as bases ao Ritz mas sim os presidentes de secção: de Algés à Amadora, do Cacém a Oeiras, de Mafra a Azambuja. Esses estão lá, as bases é que não!

Um abraço

Luis Cirilo disse...

Caro Res Publica:
Como compreenderá há sitios para tudo.
Para reuniões de caracter restrito pode ser no Ritz ou noutro sitio que assegure alguma privacidade e condições de trabalho.
Para estar com militantes naturalmente que qualquer sitio é bom.
Desde o Ritz á praia fluvial de Porto de Rei,em Resende,onde ainda no passado domingo esteve numa festa genuinamente social democrata com mais de mil pessoas.
Militantes e não militantes.
A diferença,em relação aos tais notáveis barrosistas(e não só)é que para esses o Ritz está muito bem.
Agora povo,calor,poeira,horas de viagem é que não.
É uma chatice.
E é isso que na hora da verdade fará a diferença.
Porque também Marques Mendes,faço-lhe essa justiça,não tem problemas em calcorrear o pais,ir a todo o lado,falar com os militantes.
Nao duvido que na hora da verdade Menezes e Mendes façam isso as vezes que forem precisas.
As terceiras vias,os notáveis,os instalados na capital é que nunca o farão.
Preferem jantares,de preferência com vista para o Tejo,e porem umas noticiazinhas na imprensa amiga.
É a diferença...que faz toda a diferença.

RES PUBLICA disse...

Caro Luís Círilo,

Percebi, com esta mensagem, que apertou o cerco a uma personagem em particular. Admito que será aquela que no Congresso de Pombal, do alto do seu enorme pedestal, disse que iria votar no "Luís". Acertei?

Se for assim, parecem-me justíssimas e pertinentes as críticas. Se não for, e estiver também a falar de outros militantes que abusivamente foram colocadas, pela última edição do Semanário, na Gaveta Barrosista e que equacionam também candidatar-se à liderança do PSD, aí estamos divergentes. Até porque estamos a falar de um militante que deu o melhor de si, no Governo e como Cabeça de Lista pelo Porto. Foi um excelente Ministro da Justiça e, apesar de tudo o que diziam dele, foi uma surpresa nas feiras e nos mercados deste distrito. Foi excelente na Ribeira e nos Bairros Sociais. Esse, em particular, não merece tal qualificação. É, como diz, a diferença...que faz toda a diferença.

rei dolce disse...

finalmente, as peças movem-se...
cada uma no sentido que os seus interesses politico/profissionais assim ditam.

os barões continuam.
para minha tristeza ninguém quer saber do povo,...a não ser claro para os votinhos, quer a nivel das eleições nacionais,regionais e PARTIDÁRIAS.

rei dolce disse...

...as peças movem-se...começou o ataque(negro), Marques Mendes já esta a sentir no corpo os primeiros efeitos no dia de hoje.
seguramente outros dias,piores, virão...
Um abraço,

saudações sociais democratas.

Luis Cirilo disse...

Caro Res Publica:
Tenho consideração pessoal pelo Nuno Morais Sarmento e pelo José Pedro Aguiar Branco,embora uma relação pessoal mais próxima com o primeiro.
São dois militantes de quem o partido muito tem a esperar.
Se amanha algum deles for candidato á liderança óbviamente que o será com uma legitimnidade própria.
E respeitável.
Aquilo que não admito é que alguns pseudo notáveis (sejam quem forem) se sentem á mesa de um restaurante em Lisboa e tenham a tola presunção de que escolhem lideres.
Isso Acabou !

Anónimo disse...

No Domingo é que vai ser bonito!!!

Duarte Loureiro disse...

Acho piada a isto de rotularem as pessoas com determinadas personalidades do partido...mas na verdade como muito bem disse, caro cirillo, hoje em dia num partido democrático como o nosso quem decide são os militantes...
Pois eu, no meu caso sou apenas Riista em Braga, porque em Braga(secção) temos um grande líder, do melhor que o partido tem por esse país fora...
mas se no futuro voltaremos a ter que decidir, espero que muito em breve, dado o rumo impessável que o partido tem seguido, e se temos de decidir por alguém mais chegado a qualquer uma dessas facções, e se a Barrosista for protagonizada por Aguiar Branco, lá estarei eu e estou certo que a grande maioria dos militantes a dar o voto à unica pessoa que eu, na minha opinião revejo com capacidade, de em breve reconduzir o Psd às grandes vitórias...
assim o seja...

Alex Prata disse...

Duarte estou inteiramente de acordo contigo. Em Braga temos um grande lider(secção) e quanto ao partido vamos ver o que se vai passar depois de domingo, provavelmente a oposição mais direta de Marque Mendes que andou este tempo todo a preparar o terreno vai sair novamente derrotada. a verdade é que estamos mesmo necessitados de uma mudança e se Aguiar Branco for uma 3ª via ela que apresente as suas ideias.